Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de maio de 2012

A arte de pedir desculpas

Meu sonho era ter nascido meiga e light. Sabe aquelas pessoas que nunca perdem a paciência com ninguém/nada e são tão doces que você é incapaz de perceber quando estão bravas/desapontadas com alguém/alguma coisa? Pois é, queria ter nascido desse jeitinho.

Já passei centenas de dias imaginando as maravilhas de ser assim. Não brigar, não discutir, não me estressar, não perder um dia inflada de raiva... E mais: conseguir me poupar e não deixar que nada me afete. Sonho!

Só que além de ter nascido em uma família explosiva e estressada, ainda por cima sou ariana: impulsiva e brava por natureza (a cereja do bolo, eu sei)!

E aí que não apenas me irrito com as pessoas lerdas ou imprudentes no trânsito, com os seres que falam mal da gente pelas costas e com quem demora dez minutos pra dar o lead de uma história (ou seja, ir direto ao ponto!), como também sofro por me irritar com coisas tão pequenas e me acho idiota por sofrer tantas vezes de graça.

Por isso, precisei colocar em prática o Plano B. Sei que não é a mesma coisa que não se irritar e se poupar, mas já é alguma coisa. Se não sou capaz de controlar o gênio, preciso ser maravilhosa em pedir desculpas. E vi que isso eu sei fazer bem.

Como não sou orgulhosa, não é problema pedir desculpas (o buraco é mais embaixo: o problema é admitir que eu erro! Haha!). Brincadeiras à parte, sinto que encontrei um jeito de me livrar das saias-justas que minha impulsividade causa. Eu falo demais, mas pelo menos tenho coragem de me desculpar. Pode não ser a mesma coisa, mas ninguém é perfeito e foi essa a fórmula que descobri para “resolver” essa limitação.

Mas devo confessar que, apesar dessa mudança, sinto que, às vezes, a impulsividade é uma dádiva divina! Em tantos momentos ela é tão fundamental! Para se declarar a alguém, para ter coragem de dizer alguma coisa que ninguém se habilita a dizer, para entrar com tudo em um relacionamento, para arriscar e topar aquele emprego novo...

E quanto a ter boca grande e falar demais, preciso citar Clarice Linspector, que, com poucas palavras, é muito mais certeira do que eu. A frase dela vale muito no que diz respeito ao amor e às coisas do coração. Sabe quando você fala o que realmente sente e pensa e muitos a condenam por ter sido direta demais, por ter dito coisas que nunca devem ser ditas (por exemplo, te amo. Por exemplo, quero casar e ter filhos)?

Então, dá-lhe Clarice. “Por te falar eu te assustarei e te perderei? Mas se eu não falar, eu me perderei, e por me perder eu te perderia”.

7 comentários:

Ju =) disse...

PERFEITO!!!!!

Carol disse...

Lindona, todos nós temos defeitos. Você é uma pessoa extremamente especial e quem convive com você, sabe disso. Tenho orgulho da nossa família e tenho orgulho de você. Acho que a sua reflexão é importante sim, todos nós deveríamos fazer isso a respeito de nossas fraquezas e limitações. Mas a autenticidade é algo que não tem preço, e, infelizmente, é pouco valorizada hoje em dia. Isso, vc tem de sobra! Te amo!

Anônimo disse...

Mari querida, certeira sempre. Me identifiquei na hora com seu texto, pois me vejo bem ali. Se é defeito ser transparente, aprendamos a conviver com tanta verdade. Já ouvi alguém me dizer: Você é verdadeira demais! Acho que tem gente que adora a mentira, ou a omissão, ou o muro.
Cada um com seu defeito. Ou sua qualidade. Depende se conseguimos ficar no caminho do meio apesar de tudo.
Ana Chefinha

Sheyla disse...

Amiiiiga! Ótimo texto!! Bom demais pra gente pensar tb sobre a gente! E lindona, continue sempre com sua autenticidade pq vc é mais do que especial justamente por isso!! Te adoro!!

Anônimo disse...

Gostei Mari! Tenho curtido seus textos, e não sei se falei do quanto gostei de Início, meio e fim.

Mas controlar a impulsividade é algo que se aprende, eu acho...talvez o contrário não se aprenda. A ter o impulso. Aproveito para citar uma que acho que é da Rita Apoena: "proteja da razão teu sentimento".
Bjão!
Sarah

Cristina Stuckert disse...

Mari, ser sincera é uma virtude. Vc tem essa qualidade e tantas outras que nao teria espaço para escrever aqui. Vc é uma mulher linda e especial. Lembre-se sempre disso. Te adoro!
Bjs,
Cris Stuckert

Roberto disse...

Eu também sou impulsivo e às vezes piso no calo dos outros sem querer. Meu problema é que sou tão distraído que muitas vezes nem noto. Juro! Assim fica bem mais difícil pedir desculpas. Rsrsrs.

Postar um comentário