Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Piriguetagem Sustentável

Não sei como essa história começou. Ignoro até mesmo quem cunhou o termo. Só sei que essa nova “prática” me foi apresentada muito recentemente – e, desde então, tenho apoiado a causa (nem adianta perguntar se sou ou não adepta...).

A história começa bem antes, no entanto. Tem início com a profusão insana do verbo piriguetar – que acabou ganhando o País. Hoje em dia, não há alma viva que desconheça o tema. Aliás, as pessoas não apenas sabem do que se trata, como também já viram, se relacionaram (com) ou conhecem alguma piriguete (algumas de vocês, leitoras, são piriguetaças). Segundo a Desciclopédia (tentei o Houaiss antes, mas ele toca o dane-se para o termo), as piriguetes são mulheres independentes e liberais, que agem como homens. O que elas querem é sexo, não importa com quem.

Infelizmente, o termo já nasceu mal das pernas – veio ao mundo carregado de conotações negativas. A piriguete é vista como uma mulher desesperada, baixo nível, descarada, sedenta por uma lustrada no ego e uma boa calibrada nos países baixos. É claro que essa conotação negativa tem relação direta com o papel que a sociedade acredita que as mulheres devem desempenhar – arriscaria dizer que as roupas tamanho recém-nascido que elas insistem em usar não ajudam muito a mudar essa imagem.

Mas, particularmente, eu acho que não há nada de mais (muito menos de errado) em ser piriguete. Por que as mulheres não podem tomar a iniciativa? Por que não podem transar só por tesão, como o homem faz?

Foi então que as piriguetes tiveram uma ideia genial (por questões evolutivas, que fique claro) e fundaram a Piriguetagem Sustentável, que segue a tendência da sustentabilidade, totalmente em voga nos dias de hoje. O movimento está fundamentado no princípio de que a matéria-prima não deve se esgotar jamais – no caso, a matéria-prima são os homens. Sem meias palavras, a prática nada mais é do que manter o padrão devassa de ser, só que com discrição. Esperteza masculina mode on, saca? (bem no estilo da agenda masculina com possíveis peguetes, diariamente consultada). A piriguete sustentável continua dando para quem quer, quando quer (e quantas vezes quer), só que de forma bem mais discreta.

Na noite, nas baladas, nos eventos, ela faz contatos, pega telefones e deixa tudo engatilhado. Mas é só no motel/carro/casa que ela manda ver. O tchan da questão é que, como ninguém nunca a vê passando o rodo publicamente, sua imagem permanece cristalina. Vagabunda? Not a chance! O comportamento foi inspirado em jovens mancebas, puras e castas, altamente requisitadas nas baladas e cotadas como “a mulher com quem sempre sonhei casar” (essas coisas de mulher pouco ou nada rodada, que homem adora!). A ideia é tão boa, que pegou rápido e hoje falar em piriguetagem sustentável é falar em estilo de vida. Claro que há muita hipocrisia envolvida nisso tudo, já que a piriguete sustentável não pode “assumir” sua verdadeira cara publicamente.

A boa notícia é que a mulher continua conseguindo tudo o que quer. Sempre.

By Mari Abreu

7 comentários:

Sheyla disse...

O pior é que é tudo verdade! E concordo com vc: não vale dizer se somos ou não adeptas! hehehe Amiga, amo seus textos, lindona!!! Congratulations! bjksss

Anônimo disse...

Hahaha...
Olha, até gostei da causa, mas...

PRECISO dizer: It is not that easy my friend... Brasília ainda é uma cidade onde todo mundo se conhece.
Pode ser que vc escolha caras de diferentes turmas, idades, estilos e planetas. Vc pode até pegar o cara que passou em concurso E que ainda não conhece ninguém E que ainda não faz NADA E que ainda entra mudo e sai calado. O problema é o AINDA. Logo, logo isso muda.
Nesse tempo de causas sustentáveis quase tudo é reciclado. O cara que vc pegou vai pegar sua amiga, vc vai pegar o cara que sua prima ficou no Carnaval, o ex da fulana tá na sua fila, ah, por aí vai, é interminável.
Outra coisa: com o tempo vc acaba sabendo, mesmo sem querer de jeito nenhum, que o cara que vc ... tem um amigo muuuuuuuito interessante e mais cedo ou mais tarde, já que vc é periguete mesmo... e tá naquela festa às três da manhã, e ninguém tá vendo, vc acaba dando uma voltinha por ali também. Ih... aí já era, "ficou com dois fica com cinco".
Depois disso tudo você ainda tem suas amigas que, não por mal, acabam comentando assuntos seus com os caras dela (Ah, fulaninho é seu amigo? Minha amiga tal já ficou com ele!). Quem já não fez isso? Aí o cara vai lá e comenta sem maldade nenhuma: "Sabe a fulana que eu tô pegando, vc já pegou a amiga dela... (essa conversa só Deus sabe onde vai parar)
Outra: Essa qualidade de parecer pura e intocável na rua vai tornar muito, mas muuuito, mais interessante a história que o homem vai contar aos outros homens. Não se iluda, isso vai acontecer, principalmente se ele vir vc na rua. Ele vai contar que já comeu.
Aí o tempo passa, vc coleciona nomes e histórias, perigueteia por aí, e mesmo sem aparecer com ninguém, vários caras vão dizer que vc dá pra todo mundo ("Aquela ali? Ah, mulher desesperada, baixo nível,descarada, sedenta por uma lustrada no ego e uma boa calibrada nos países baixos,já comi").

O "Já comi" é a eterna causa dos homens...

Então, ja que é assim, faça o que tiver vontade, só não vale perder a dignidade. (rimou)
Um beijo.

Lígia disse...

Só quero dizer UMA coisa: sou leitora assídua aqui, mas não sou (mais) piriguete... há!

Tati Cochlar disse...

Vai arrasa Ném!!!!!!

Anônimo disse...

Mari Abreu, esse post não combina com a sua descrição no perfil do blog. Assim será difícil achar um cara bacana, com quem casar e ter filhos agarrados na saia numa casinha branca...
Mas foi divertido...

Anônimo disse...

o termo PIRIGUETE surgiu especificamente em SALVADOR BAHIA,e logo se estendeu pelo resto do estado,depois pelo nordeste e por fim pelo pais inteiro. Ate a REDE GLOBO adotou o termo em suas TELENOVELAS. sou baiana de LENCOIS(CHAPADA DIAMANTINA)e aki eh mto comum o termo,digamos q seja ate uma forma carinhosa de nos comunicarmos(rsrsrsrsrs)bjs

Anônimo disse...

Esse texto vai gerar discussões interessantes.

Acho que a piriguete é mais desesperada para encontrar um homem para chamar de "seu" do que as não-piriguetes.

Piriguete = carente

Postar um comentário